PUBLICIDADE INCLUSIVA
- anderson cruz
- 24 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Em 2007, a agência exclusiva para modelos com deficiência no brasil se tornava a pioneira nesse segmento, fundada pela Kika de Castro, fotografa e publicitaria, com formação em publicidade e propaganda e pós-graduada em fotografia, que desenvolveu sua agência que leva seu nome pelos principais meios da moda e publicidade (BEZERRA, 2014).
Em entrevista para o canal no youtube “Opinião Livre”, Kika de Castro revela o início dessa história, ao trabalhar em um centro de reabilitação em 2002 como chefe do setor de fotografia, ela percebeu que havia um talento invisível aos olhos dos grandes produtores audiovisuais, não era comum que em grandes editoriais de moda, apresentassem ou fosse composto por pessoas com deficiência física.
Kika de Castro foi entrevistada para série “Transformadores” do G1, e a mesma relatou que quando trabalhava no centro de reabilitação com foco em pessoas com deficiência, tirando foto para os prontuários médicos ou para artigos científicos, as fotos seguiam sempre a mesma sistemática, fotos de frente, laterais e corporais. Algumas pessoas ao serem fotografadas choravam e questionavam se as fotos eram para presidio; uma vez que além das posições comuns em fotos que são tiradas de pessoas quando são fichadas, elas também seguravam uma placa que deixava tudo mais semelhante ao processo tido em delegacias e presídios. "Era tudo muito frio e eles ficavam inibidos de ter que ficar sem roupa e ser fotografados com uma plaquinha, como numa prisão." Relata Kika sobre o processo das fotos (G1, 2012).
Ela passou então a comprar alguns artigos para compor as fotos, percebendo que isso deixava o processo mais leve e os pacientes se animavam para as fotos e pediam até para que fosse feito alguns books de fotos, ela pesquisou sobre o mercado e identificou que a Europa já estava avançada na moda para pessoas com deficiência. (G1, 2012).
A partir de 2010 alguns modelos da agência de Kika já começaram a participar de editoriais de moda e desfiles em passarelas (G1, 2012). São quase inexistentes os anúncios publicitários que tem pessoas com deficiência, a não ser que os assuntos destes sejam especificamente sobre esse tema, durante a divulgação dos Jogos Paralímpicos de 2016, uma foto foi viralizada nas redes com modelos e atores com deficiências (CAMPAIGN, 2016).
Entretanto o cenário publicitário ainda era limitado, e pessoas assim eram excluídas, Ade Adepitan, apresentador de Tv e medalhista paraolímpico afirma “O mundo dos anúncios está fora de alcance”, demonstrando que essa percepção e comum para pessoas com deficiências, sentirem que não podem ocupar determinados espaços (CAMPAIGN, 2016).
E não podemos esquecer quando a Vogue Brasil publicou em seu Instagram uma foto dos atores Cleo Pires e P
aulo Vilhena, com edições feitas onde eles apareciam com partes do corpo removidas e em legenda dizia “somos todos paraolímpicos”, isso tudo para promover os jogos que aconteciam em 2016, ao invés dela contratar modelos com deficiência e a legenda se tornou uma péssima escolha, quando coloca numa conotação nada agradável; a deficiência não e algo que se escolhe ter ou não (VOX, 2016).

REFERÊNCIAS:
Bezerra, Naliny Arantes. "FOTOGRAFIA COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL: A LENTE SENSÍVEL DE KICA DE CASTRO." TROPOS 1.2 (2014).
G1. Beleza e deficiência não são opostos, diz criadora de agência de modelos. 02 de março de 2012. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/03/beleza-e-deficiencia-nao-sao-opostos-diz-criadora-de-agencia-de-modelos.html. Acesso em: 22 de julho de 2022.
MAGEE, K. The invisibles: why are portrayals of disability so rare in advertising? CAMPAIGN. Sep. 2016. Disponível em: https://www.campaignlive.co.uk/article/invisibles-why-portrayals-disability-so-rare-advertising/1407945. Acesso em 21 de Julho de 2022.
OPNIÃO LIVRE. Publicidade Inclusiva. YouTube, 24 de abril de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hHgW5g_zDV0&t=4s. Acesso em: 22 de julho de 2022.
VOX. Vogue Brazil digitally removed limbs from actors to promote the Paralympics and completely missed the point. 6 de setembro de 2016. Disponivel em: https://www.vox.com/2016/8/27/12660082/rio-2016-vogue-brazil-photoshop-paralympics-disabled. Acesso em: 20 de julho de 2022.
Comentários